sexta-feira, 30 de março de 2012

[Resenha] Fallen - Lauren Kate

Nome: Fallen 
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 406
Sinopse: Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso – que provocou a morte de seu namorado – levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder- uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar. "Sexy, sublime e assustador..." 

Sou suspeita para resenhar sobre o livro, já que, além de brilhante, o tenho autografado pela própria autora. Ano passado tive a oportunidade de conhecê-la na XV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A Lauren é uma fofa, simpática e muito atenciosa com os fãs durante a palestra e sessão de autógrafos. Mas prometo tentar ser justa (rsrsrs).

"Fallen" é o primeiro livro da série e, para ser sincera, este não é o tipo de livro que costuma agradar a todos.  Histórias de amor são comuns, mas não como essa. Costumo dizer que é diferente de tudo o que já li. Luce é uma adolescente nem tão comum assim, por isso, é obrigada a estudar em um internato para adolescentes problemáticos. Desde pequena, Luce é atormentada por sombras que a perseguem e após a sua participação em um misterioso incêndio que matou o seu namorado, a jovem tem que passar o seu último ano de colégio na  Sword & Cross, um reformatório sombrio, com pessoas estranhas, de personalidades duvidosas. De cara, no seu primeiro dia de aula, Luce sente uma grande atração por Daniel Grigori, o qual sempre que por perto, despertava em Luce uma sensação de que já o conhecia de algum lugar, porém o rapaz faz questão de demonstrar antipatia em relação a menina, tentando afastá-la o máximo possível. Foi a situação perfeita para o irresistível Cam se aproximar de Luce que, apesar de um pouco hesitante no começo, acabou cedendo a suas investidas e ficando meio dividida entre os dois, mas nunca se desligando completamente de Daniel ou deixando de sentir que o seu mundo pertencia a ele. 

Devo confessar: a princípio a narrativa do livro foi um pouco prolixa. A história em si era empolgante, porém a narrativa se tornou um tanto repetitiva, mas penso que essa foi uma forma de não entregar os principais pontos da história logo no começo. Por um lado gostei disso, porque acabei ficando curiosa para descobrir do que se tratavam as sombras, o motivo para Daniel manter Luce afastada e outros enigmas lançados durante o enredo. 

Sem dúvidas, o que mais me prendeu ao livro, no começo, foi o Cam. Ele é apaixonante, apesar de não ser o tipo de cara completamente confiável e certinho. Cam é o típico carinha "bom demais para ser verdade", e logo de início ele levanta um ar duvidoso no leitor, mas desde já, deixo uma dica: é difícil não se apaixonar por ele. Além de Cam, o livro é composto de personagens bastante interessantes que me fizeram ficar o tempo todo atenta para saber até onde iria o envolvimento de cada um com o grande segredo do livro. Parece que você fica tentando pescar em cada diálogo, em casa descrição uma dica do que se trata. Isso tornou o livro indiscutivelmente instigante. Por isso, tentei ser muito minuciosa para não entregar nada de importante da história aqui nesta resenha, pois o final vale muito à pena!

O livro terá adaptação no cinema pelos estúdios da Disney. Segundo a própria autora, Ed Westwick de Gossip Girl é cotadíssimo para o elenco. Que chato isso, né, meninas?! (rsrsrs) Devo confessar que fico um pouco desconfortável com adaptações de livros para filmes, porque a decepção é grande quando não há muita fidelidade à história como ela realmente é, mas vamos torcer para que saia algo realmente bom e digno do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário