terça-feira, 10 de abril de 2012

Nicholas Sparks: talento ou clichê?


Nicholas Sparks é um escritor de romances norte-americano. Você provavelmente já ouviu falar dele. Se não, ao menos ouviu sobre alguma de suas obras, levando em consideração que muitas tiveram adaptação para o cinema e conquistaram um grande sucesso. O autor teve 17 obras publicadas, sendo 7 adaptadas para o cinema. "Um Amor para Recordar" (A Walk to Remember, em inglês) - que você provavelmente acabou de lembrar que conhece - é a mais aclamada, ainda que não seja a única. Nicholas conquistou seus leitores através de lindas histórias de amor com finais desconcertantes. Amores impossíveis, amores de verão, amores que vencem o tempo, a distância e superam barreiras que vão além da vida.  Talvez seja um pouco fácil gostar de histórias assim, mas o talento do escritor e sobretudo a sua sensibilidade para criar histórias tão intensas, fazem dele um autor brilhante! Hoje em dia, se você não falar de política, futebol e economia, você é emo. Falar, escrever e ler sobre amor não faz mal para ninguém. Por isso, como fã assumida do Nicholas que sou, resolvi escrever um pouquinho sobre os livros do autor que eu mais gostei. E claro, sem spoilers. (rsrs)

Diário de uma Paixão (The Notebook, em inglês) - publicado em 1996 e primeiro romance do autor. Declaro desde já que esse é o meu livro preferido do Nicholas. O enredo é baseado na história dos sogros do autor. É  uma linda história de um amor de verão que acaba  se tornando uma vida inteira. Noah e Allie se apaixonam ainda na adolescência, porém, são separados cruelmente pelos pais de Allie que não aceitam o romance. Depois de muitos anos separados e sem contato nenhum, os dois se reencontram e descobrem que o amor, quando verdadeiro, sempre merece mais um chance para recomeçar. Uma história incrivelmente linda, encantadora, que faz qualquer um desejar viver um amor como o de Noah e Allie. O livro foi adaptado para o cinema em 2004 e também é um dos meus filmes preferidos, foi completamente fiel ao livro e tão bom quanto.




Querido John (Dear John, em inglês)  - Publicado em 2007, e adaptado para o cinema em 2010, o livro é mais um best-seller do autor.  "Querido John" é um romance envolvente, capaz de deixar qualquer leitor preso ao livro horas e horas. O livro é narrado por John Tyree, que conta a sua própria história. Após uma adolescência rebelde e sem qualquer perspectiva de vida, John decide se alistar no exército. Durante sua licença, o soldado americano se apaixona por Savannah, uma estudante conservadora e cheia de ideais. John vê em Savannah a garota dos seus sonhos e, sobretudo, a chance de recomeçar e ser  alguém melhor. O sentimento mútuo cresce desenfreadamente, fazendo Savannah se dispor a esperar John terminar seus deveres militares para que possam ficar juntos de vez. Porém, ninguém esperava que os atentados de 11 de setembro pudessem colocar tudo a perder e mudar duas vidas traçadas. John se vê obrigado a escolher entre seu país e seu amor por Savannah.  A adaptação para o cinema é boa, mas acho que poderia ter sido melhor, fora que tem algumas coisas diferentes, como a cor do cabelo da Savannah (rsrsrs) e até mesmo o final da história. 




A Última Música (The Last Song, em inglês) - Esse livro já é beeeem famosinho. Mais ainda por ter sido estrelado nos cinemas pela estrela pop Miley Cyrus. E, não, isso não me deixou feliz. Achei que a história merecia um elenco mais maduro e aclamado! Mas enfim, estou aqui para falar do livro. Ah, esse livro... posso dizer que é o meu 2º preferido do Nicholas. Estava no começo do livro quando deitei para ler um pouco antes de dormir e só fechei quando terminei, de manhã, no dia seguinte. Simplesmente não conseguia parar de ler! E terminei em pratos, chorando de soluçar. (rsrs) "A Última Música" conta a história de Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, que fica completamente sem chão após a separação dos pais e principalmente quando seu pai decide ir morar na praia, na Carolina do Norte. Ronnie se torna uma jovem rebelde, que, no fundo, tem um coração maravilhoso e sabe muito bem o que é certo e errado, mas acaba optando pela rebeldia por birra.  Após três anos, Ronnie, ainda magoada e afastada dos pais, vai passar as férias na praia, com o seu pai. A garota, a princípio, rejeita qualquer tipo de aproximação paterna e ameaçando voltar pra Nova York antes do verão acabar. Tudo muda quando a jovem conhece Will, o garoto mais popular da cidade. E mesmo que algumas pessoas tentem impedir isso, Ronnie e Will se apaixonam e aos poucos a garota começa a abrir-se para a vida. Porém, antes, Ronnie era uma pessoa mimada, que só queria chamar atenção, sentia-se no direito de fazer o que bem entendesse e tinha uma visão egoísta à respeito de tudo. É quando a vida se apresenta a Ronnie da  forma mais dolorosa possível, fazendo a garota notar e valorizar as pessoas ao seu redor, principalmente o seu pai. Mas será que não poderia ser tarde demais?




O Melhor de Mim (The Best Of Me, em inglês)  Publicado em 2011 e mais recente obra do autor, esse livro me lembra um pouco "Diário de uma Paixão", principalmente o começo. Mas a história em si é completamente diferente. Devo ter associado os dois livros porque "O Melhor de Mim" também se trata de uma paixão proibida. Dawson e Amanda se apaixonam ainda na adolescência. Dawson vem de uma família de criminosos e Amanda de uma tradicional família da pequena cidade de Oriental. Separados ainda quando jovens, os dois vivem vidas opostas, porém, quase vinte ano depois, o destino os oferece mais um chance de ficarem juntos. Será que vai valer à pena? Agora Amanda é casada, mãe de três filhos e apesar disso, nunca esqueceu Dawson. Acho que, com esse livro, eu aprendi que às vezes não é uma questão de querer e fazer, é tudo uma soma de circunstâncias, pessoas e sentimentos. As pessoas não podem viver um amor porque simplesmente querem viver, os pés precisam estar no chão e é necessário entender que o destino pode ser cruel agora e muito generoso no futuro, mesmo que para isso algumas pessoas tenham que sofrer. Mas podem ter certeza, outras vão sorrir. O livro AINDA não ganhou adaptação para o cinema, mas em breve chegará às telonas pela Warner Bros.




Um comentário:

  1. Olá...amei seu cantinho, ler é alargar o horizonte e escrever é voar sem asas,eu não tinha o hábito da leitura mas venho lendo bastante e faço isso associado a belas músicas.
    Abraços solares.
    Sol.

    http://solestrelado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir